sexta-feira, 30 de agosto de 2013


 CLEÓPATRA: A última Rainha da Dinastia Ptolomaica

A 30 anos a. C nesse mesmo dia morria Cleópatra, uma das figuras mais marcantes da história. Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica. Filha de Ptolomeu XII, Cleópatra subiu ao trono aos 17 anos, após a morte de seu pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV. 
       Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas ( diamantes, esmeraldas, safiras e rubis ), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares. Longe de ser apenas uma mulher fútil, poderosa e entregue aos prazeres da vida, Cleópatra ansiava dar fim às dominações estrangeiras que tomavam seu reino. Além disso, era conhecida como hábil debatedora e dominava várias línguas. 
    Segundo o historiador Plutarco, ela não detinha atributos físicos, mas se valia de outros artifícios para alcançar seus objetivos. Cleópatra também teve um relacionamento com Júlio César, com quem teve um filho, Cesárion, futuro Ptolomeu 15. 
    Alguns dizem que Cleópatra morreu picada por uma cobra. Entretanto, uma pesquisa do historiador Christoph Schafer, da Universidade de trier, conclui que ela tomou um veneno, um coquetel preparado por ela pra se matar, depois de ter sido presa pelas Tropas de Otaviano. A cobra que teria picado a rainha é apenas uma invenção, que pode ter sido originada após o seu enterro. No leito de morte a rainha aparecia em gesso pintado junto com uma serpente.


Você sabia ...


A vida de Cleópatra já foi retrata em filme. Em 1963, foi lançado o filme com o título de Cleópatra. A rainha egípcia foi interpretada por Elizabeth Taylor. Com 242 minutos de duração, o drama se tornou um clássico do cinema internacional.


Elizabeth Taylor, como Cleópatra (1963)

E pra quem se interessou e quer conhecer mais sobre Cleópatra, assistam ao filme, lá vocês conseguem ver com mais detalhes a vida fascinante dessa mulher! Gostaram do post? Então deixe um comentário. Beeijos e até mais :*

4 comentários:

  1. Uma das mulheres mais admiradas da história. Acho Cleópatra um arraso

    Beijos
    http://conversasemilkshakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Érica, também acho. Cleópatra era muito determinada, serve de inspiração para varias mulheres :)
      Ah, seu blog é muito fofo *---* Parabéns!!
      beijos

      Excluir
  2. Meu blog: http://blogdosapaixonados001.blogspot.com.br/


    Gostaria também de apresentar o egrana. O egrana é um sistema de afiliados no qual eu estou afiliado, é uma ótima maneira de ganhar dinheiro com o seu blog, eu já estou ganhando e quero convidar você para ganhar também.


    Link para cadastro do egrana: http://ads.egrana.com.br/indica/5537

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim possível deixarei visível! Beeijos :*

 
Café com Lolla Blogger Template by Ipietoon Blogger Template